domingo, 28 de outubro de 2007

Proposta para a véspera de feriado


JP Simões no Tertúlia Castelense,

31 de Outubro

23.30h

7.5 euros de entrada com direito a qualquer coisita para matar a sede


Uma sonoridade descoberta há relativamente pouco tempo, mas que vale muito a pena. Um timbre por vezes triste, mas sempre com mensagens a tocar o tom da reivindicação. Uma influência do Brasil do Chico Buarque e do Jobim, mas com uma interpretação muito própria. Agrada ( quem gosta)...

Fica aqui um breve registo...

É um artista que passou pelos projectos Pop D'ell Arte, Belle Chase Hotel, A Ópera do Falhado e Quinteto Taiti.
João Paulo Simões de seu nome, é conhecido por JP (leia-se "JêPê"). Nasceu em Coimbra em 1970, mas ainda criança emigrou para o Brasil. Regressou a Portugal e mudou-se para Lisboa, onde se licenciou em Comunicação Social, tendo encetado o retorno a Coimbra para participar na fundação dos Belle Chasse Hotel.
Belle Chase Hotel, A Ópera do Falhado e Quinteto Tati, têm sido os habitats onde JP Simões tem concebido e produzido muitas das composições com que se foi distinguindo como magnífico escritor de canções e intérprete.
Em 2006, preparou um novo espectáculo intitulado de "Canções do jovem cão" e anunciou o lançamento da sua carreira a solo, através de um disco em nome individual, com o título de "1970" e que é editado no início de 2007. Foi ainda em 2006 que estreou no cinema o filme "Pele", realizado por Fernando Vendrell, com banda sonora de JP Simões.
"1970" recebeu elogios dos críticos. O público também se rendeu ao trabalho, tendo o álbum passado pelo top 30 de discos mais vendidos em Portugal durante 3 semanas, numa das quais esteve em 12º lugar.
A vida artística de JP Simões não se resume à música pura e dura, tendo em 2003 levado ao palco, através da encenação de João Paulo Costa e da companhia do Teatro do Bolhão, a "Ópera do Falhado", projecto cujo texto saiu da pena de JP Simões e a música foi composta a meias com Sérgio Costa, eterno companheiro de lides, nos Belle Chase Hotel e no Quinteto Tati. O livreto da ópera foi publicado pela editora "101 Noites", em 2004.
No Outono de 2007, é publicado o livro "O Vírus da Vida", contos de JP Simões, ilustrados porAndré Carrilho. Já ante-estreado em 2006, mas com possibilidades de exposição comercial está o filme de animação Jantar em Lisboa, com desenhos e realização de André Carrilhoe textos e banda sonora de JP Simões.

in Wikipédia



Para iniciar a noite uma proposta menos musical e mais profissional (pessoalmente profissional): o lançamento do livro "Pode a Educação Especial deixar de ser especial?" de João Lopes e James Kauffman. É no Forúm da Mais, às 21h do mesmo dia 31 e com entrada gratuita (a compra do livro, que certamente estará à venda, custará à volta de 12 euros). A apresentação do livro estará a cargo do Prof. Doutor Óscar Gonçalves e do Prof. Doutor Leandro Almeida.


Como cheirinho para quem estiver interessado no assunto, fica a sinopse:
A educação especial é possivelmente um dos sectores em que é mais fácil vender ilusões, avançar com soluções milagrosas e invocar falsos sucessos. Este livro questiona frontalmente alguns conceitos e práticas apresentados como "indiscutíveis" nesta área, nomeadamente o inoperacional conceito de "necessidades educativas especiais" ou a denominada "inclusão educativa", que em múltiplas situações nada mais significa que atirar alunos com deficiências para salas de aulas regulares, onde consabidamente não há condições para lhes fornecer apoio ou ensino. Trata-se por isso de um livro contra a corrente, em que se defende intransigentemente o direito dos alunos com deficiências a receberem uma educação de qualidade e se rejeita liminarmente um modelo em que a educação é sacrificada em nome do "lugar".
Os autores têm como objectivo apresentar uma perspectiva da educação especial que, no seu entender, veicula a melhor evidência científica disponível relativamente aos assuntos que nele são abordados.

James M. Kauffman é Professor Emérito de Educação na Universidade da Virgínia. Presidiu ao Council for Children with Behavioral Disorders (CCBD) e recebeu diversos prémios nomeadamente o Prémio de Investigação do Council for Exceptional Children, o Outstanding Leadership Award do CCBD e o Award for Effective Presentation of Behavior Analysis from Mass Media, da Society for Applied Behavior Analysis. Tem como área privilegiada de interesse os distúrbios emocionais e comportamentais, as dificuldades de aprendizagem e a história da Educação Especial.

João A. Lopes é Professor no Departamento de Psicologia da Universidade do Minho, onde se doutorou em Psicologia da Educação. É autor ou co-autor de artigos, capítulos e livros sobre problemas emocionais, comportamentais e de aprendizagem, em Portugal e no estrangeiro.


Do Fórum da Maia até ao Tertúlia é um saltinho e, afinal, estamos a caminho de casa...

Bom dia das bruxas (não acredito nelas, mas que as há...há!)

Sem comentários: